quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Lutando Contra a Balança

Boa Noite!!! Meus amorecos!!!
  Aí vai uma matéria que acho que todas vocês vão gostar.Beijinhos para todas!!!

Efeito sanfona, fuja do emagrece e engorda.


Geralmente ocorre assim: a pessoa chega ao seu peso ideal, acho bacana e para de fazer dieta, depois começa a voltar a ganhar peso, se assusta e volta a fazer dieta para emagrecer, assim a pele estica e volta, estica e volta, até provocar o efeito sanfona.

Porque ocorre o efeito sanfona?

Como falamos anteriormente o efeito sanfona acontece quando a pessoa engorda e emagrece repetidas vezes, e geralmente acaba pesando mais do que quando começou a tentar emagrecer.
Geralmente o efeito sanfona está relacionado às dietas malucas que promete perder de peso rapidamente. Por serem dietas que não permitem perder peso aos pouco e saudavelmente, as pessoas que se submete  não entendem a importância de acostumar o organismo para perder peso com saúde. Os resultados são: perdem peso muito rápido e voltam a engordar porque não educaram os hábitos alimentares para continuar com uma alimentação saudável em longo prazo.
Nutricionistas alertam que as dietas rápidas são um perigo para a saúde, já que os resultados em curto prazo prejudica o sistema imunológico, além de deixar o organismo mais vulnerável a possíveis infecções.

Como ocorre o efeito sanfona?

Desde crianças as cédulas de gordura são formadas. Quando comemos muito essas cédulas incham e se dividem.  Essas células permanecem em nosso corpo. Quando começamos a perder peso forma desequilibrada, o cérebro manda sinais de ameaça ao organismo.  Assim a queima de calorias fica mais lenta e o organismo guarda as células para voltar a engordar.
É assim que o efeito sanfona ocorre, logo após uma dieta maluca, se você não mantem uma alimentação saudável, rica em proteínas e nutrientes que nosso corpo necessita, o seu próprio organismo vai responder com a volta da gordura guardada.  Isso é confirmado por alguns especialistas que dizem que o organismo tem memória.
Com o vai e vem do peso, o efeito sanfona é inevitável.

Como fugir do efeito sanfona?

Fazer dietas malucas além de não fazer bem para a saúde, o organismo vai criando certa resistência para emagrecer com o passar do tempo.
Para evitar o efeito sanfona, escolha sempre dietas que não promete um resultado imediato, lembre-se que as dietas devem ser saudáveis e devem dar um tempo para seu organismo se acostumar.  Para isso é necessário uma reeducação alimentar, para emagrecer sem passar fome e fortalecer o sistema imunológico.
Perder peso em longo prazo, além de ser mais saudável, reduz os possíveis efeitos sanfonas. É longo, mas o corpo necessita de 2 a 3 anos para “esquecer” os padrões anteriores e não voltar a engordar.

Como fazer um plano de dieta?

Como fazer um plano de dieta para emagrecer e não engordar novamente.
Para ajudar o organismo se acostumar com a nova condição e não voltar ao peso anterior é necessário fazer algumas coisinhas que ajuda a “enganar” o organismo, assim ele não sentirá falta das calorias perdidas, como:
  • Diminua muito devagar as calorias diárias.
  • Estipule horários para as refeições.
  • Adicione em sua alimentação verduras e legumes.
  • Não precisa se privar das gulosinas, mas estipule um dia da semana para sair a comer: sorvete, chocolate e outros. Coma moderadamente.
  • Evite excesso de sal.
  • Consuma 2 litros de água diária.
  • Mastigue bem os alimentos.
  • Jamais faça o uso de remédios para emagrecer rápido.
  • Substitua o refrigerante e as bebidas alcoólicas por chás e sucos.
  • Realize atividades físicas.
Esse caminho é longo, porém é a maneira mais saudável para quem quer perder peso. Se você deseja emagrecer e continuar magra, ou seja fugir do efeito sanfona, precisa ter em mente que não será um milagre que surgirá do dia para a noite que vai lhe ajudar.
Aqui no Dicas de Como Emagrecer você obtêm diversas informações que pode ajudar muito em seu processo de emagrecimento. Não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do site e se tornar mais belo do que já é.

2 comentários:

  1. Isso mesmo.
    Uma prima minha elogiou minha perda de peso e me perguntou o nome da minha nutricionista. Disse que ia pedir uma dieta que ela perdesse 10 kg em um mês. Eu disse que nenhuma nutricionista que se preze vai passar uma dieta assim. E a minha prima ficou chateada comigo, acredita?!
    Minha nutri me passou um programa alimentar pra eu perder 14 kg em 33 semanas, porque é assim que eu vou me reeducar e eliminar o peso, pra não ganhar de novo depois.
    Abraços

    http://projetoviolao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo,continue assim que você vai conseguir chegar ao seu peso ideal.Beijos!!

    ResponderExcluir